Durabilidade, estabilidade e resistência a desintegração. As propriedades que frazem do plástico um dos produtos com maiores aplicações e ultilidades ao consumidor final, também o tornam um dos maiores vilões ambientais. São produzidos anualmente cerca de 100 milhões de toneladas de plástico e cerca de 10 % deste total acabam nos oceanos, sendo que 80% desta fração vêm de terra firme.
No oceano pacífico há uma enorme camada flutuante de plástico, que já é considerada a maior concentração de lixo do mundo, com cerca de 1000 km de extensão, vai da costa da Califórnia, atravessa o Havaí e chega a meio caminho do Japão e atinge uma profundidade de mais ou menos 10 metros. Acredita-se que haja neste vórtex de lixo cerca de 100 milhões de toneladas de plásticos de todos os tipos.
Segundo seus descobridores, a mancha de lixo, ou sopa plástica tem quase duas vezes o tamanho dos Estados Unidos.
O oceanógrafo Curti Ebbesmeyer, que pesquisa esta mancha há 15 anos compara este vótex a um grande animal se movimentando livremente pelo pacífico. E quando passa perto do continente, você tem praias cobertas de lixo plástico de ponta a ponta.
Esta tartaruga foi vítima de tal poluição, sendo a principal vilã as sacolas plásticas!
Por conta disso evite o uso de sacolas plásticas que destroem o meio ambiente, faça a sua parte use Sacolas Ecológicas e salve o nosso planeta!
Nenhum comentário:
Postar um comentário